marca dagua.png
PoéticaDaMatéria-12.jpg

APRESENTAÇÃO

 

O espaço foi criado em julho de 2020 por Maysa Carvalho com o objetivo de oferecer oficinas, laboratórios, cursos e orientações cênicas na área do Teatro de Animação. Nascido em formato virtual por conta das medidas de segurança da OMS, o espaço continua com as atividades online e sonhando que em breve possamos estar com atividades presenciais.

 

Desejamos que este seja um lugar de encontro, troca e fortalecimento da linguagem do Teatro de Animação. Aberto à comunidade com política de bolsa e contribuição consciente para ninguém ficar de fora. Sonhamos que educadoras, artistas e trabalhadoras da área da cultura possam se sentir parte criadora para nutrir esta rede. Que a matéria desperte os nossos sentidos para criar, pesquisar e traçar processos formativos. 

HISTÓRICO

 

Em 2020 realizamos entre maio e setembro a Oficina Poética da Matéria - Entre corpo e objeto, quatro edições do curso Ânima - Uma introdução ao teatro de bonecos de julho a novembro, e os laboratórios Cotidiano Desvisto em agosto e Ânima Desdobramentos em outubro. Participamos ainda do SESC Cultura Viva com a oficina Poética da Matéria - Diálogo entre corpo e objeto em julho e do 2º Encontro Poéticas do Inanimado da Universidade Federal de Uberlândia com a oficina Poética da Matéria - Entre corpo e objeto, no mês de outubro. 

 

Em 2021 promovemos o curso Nó - Possibilidades criativas entre dança e teatro de animação de fevereiro a abril, os laboratórios Cotidiano Desvisto e Ânima Desdobramentos. Em maio participamos do SESC Mais Cultura com a oficina Metamorfoses: o despertar de narrativas poéticas com objetos.

Em 2022 inicia as atividades com Rama - Grupo de estudos teóricos em teatro de animação com o tema "Poéticas do Teatro de Objeto" no mês de fevereiro. Em março realizam a Residência Artística internacional com o grupo argentino Cuerpoequipaje. 

EQUIPE

 

O Poética da Matéria atualmente é formado pela idealizadora, coordenadora, educadora e artista Maysa Carvalho, pela produtora, educadora e artista Julie Wetzel e pelo gestor, divulgador, educador e artista Pedro Caroca. E ainda tem a colaboração dos parceiros Luane Pedroso, Valdinei Bezerra, Paulo Balardim e Vanessa Acioly.

 

WhatsApp Image 2022-02-13 at 10.14.19.jpeg

Maysa Carvalho

 

Artista, educadora e pesquisadora. Doutoranda em Artes Cênicas pela UnB. Mestra em Teatro pela UDESC. Graduada em Artes Cênicas pela UnB. Desde 2009 se dedica ao estudo do Teatro de Animação. Em 2020, durante a pandemia do Covid-19, cria o Poética da Matéria. Também é membro-fundadora do Coletivo Entrevazios.  

Foto Julie.jpeg

Julie Wetzel

 

Atriz, bonequeira, produtora cultural e arte educadora. Formada em bacharelado em Artes Cênicas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e em Licenciatura: Formação pedagógica para graduados. Integrante da Cia Burlesca, da V4 Cultural e do Poética da Matéria.

Caroca. Foto pessoal.jpeg

Pedro Caroca

 

Ator, palhaço, educador, produtor e gestor cultural. Pós graduado em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC, cursou Artes Cênicas na FADM e é Licenciado em Formação Pedagógica pelo IFG. Integra diferentes coletivos em Brasília, e coordena a empresa V4 Cultural.

Captura de Tela 2022-03-24 às 08.50.57.png

Luane Pedroso

 

Atriz e bailarina. Doutoranda em Teatro no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc. Mestra em Teatro pela mesma instituição. Especialista em Dança: Educação e Cultura. Trabalha e pesquisa as linguagens do teatro de animação e da dança.

Foto Valdinei.jpeg

Valdinei Bezerra

 

Natural de Novas Russas-CE, graduado em Artes Plásticas pela UnB e pós graduação em Processos e Produtos Criativos pela UFG. Atua ativamente na produção de xilogravuras e pinturas e tem pesquisado a aplicação das linguagens gráficas e pictóricas no campo do teatro de formas animadas.

Foto_Paulo Balardim_edited.jpg
Foto_Paulo Balardim_edited.jpg

Paulo Balardim

 

Professor Associado na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da UDESC. Pós-doutorado em Teatro de Animação (Université Paul Valéry-Montpellier III/2019). Atua nos temas: artes cênicas, comunicação, programas televisivos e Teatro de Animação.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

 

 

Logo ACTB.jpeg
LogoBonequeiras2.png
abtb unima.jpeg
Logo V4.png